Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

sábado, 31 de julho de 2010

GELÉIA DE MORANGOS - FÁCIL E DELICIOSA!

Por Alessandra Luiza
Aproveitando a época dos morangos, fiz ontem à noite com 4 caixas, uma deliciosa e prática geléia que a minha família chora de alegria quando faço.
A receita: 4 caixas de morangos, 2 xícaras e meia de açúcar e meio limão.
Modo de preparar: Lave bem os morangos e corte-os ao meio, depois coloque-os na panela juntamente com o açúcar, esprema meio limão em cima e ligue o fogo.
Vai ficar assim:




Gente! O perfume que exala é indescritível, só fazendo pra saber. Meus filhos vieram correndo da rua porque sentiram lá debaixo.
... Continuando: Tampe a panela neste momento e deixe mais ou menos uns 10 minutos. 
Vai ficar assim:




E depois assim:



Neste momento vá mexendo e amassando levemente os morangos, que já estarão molinhos. Depois apague o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Ligue novamente o fogo por mais 10 minutos e desligue.
Coe o caldo numa peneira bem fina e coloque-o num vidro ou bisnaga, para ser utilizado como calda de sorvete, xarope de morango, etc.
A polpa que restou é a geléia.
Aromática, deliciosa, igualzinha à geléia que compramos pronta, só que com um toque especial das suas mãos. Não existe valor maior do que esse para a sua família.
Quem fizer, poste seu comentário, para me dizer o que acharam.
Um beijo com carinho!




À esquerda é a calda e à direita é a geléia. Esta foto foi tirada na manhã seguinte após a noite que fiz (ontem) Já foi consumida. O pote de geléia estava cheio. Rsrsrs... Mais 24 horas e acabou. Sério!






BOM APETITE!
Fotografia: Alessandra Luiza.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

DESENVOLVIMENTO FETAL... LINDO!!!!




Por Alessandra Luiza
É por isso que sou radicalmente contra o aborto. Gerar uma vida é um presente e presentes, não jogamos fora. Ainda que você não tenha gerado, cuidar com Amor é uma dádiva e uma responsabilidade que Deus lhe recompensa depois. Ele escolheu VOCÊ!
Vamos amar nossas crianças sem medo! Elas são alegria e tesouros de nossas vidas. Vamos olhá-las com TERNURA. Vamos lembrar que um dia já estivemos na mesma condição. Não tenha medo do trabalho que vai dar, porque a tarefa de cuidar é redentora. Se cuidar bem, depois eles cuidarão de você. Não tenha vergonha se seus filhos forem "levados" porque a sociedade condena. Agradeça a SAÚDE e a INTELIGÊNCIA deles. A sociedade é quem está doente. Ensine os bons princípios que o seu coração de mãe (DEUS em você) lhe aponta com firmeza. Se alguém reclamar do seu filho, agradeça-a e beije-o carinhosamente, mas olhe-o firmemente nos olhos, lembrando de tudo o que você já lhe ensinou. Depois você briga com ele, se tiver que brigar. Não o maltrate por causa de ninguém, porque muitas vezes aquela pessoa está triste e amarga ou foi muito reprimida e está tentando reprimir você também. VAMOS DEIXAR BOAS PESSOAS PARA ESTE MUNDO! O futuro está nas mãos dos educadores e os pais são a primeira e importante referência na educação deles.

terça-feira, 27 de julho de 2010

PROTEÇÃO.... TODO O MUNDO QUER!

Por Alessandra Luiza
A Proteção é realmente um dos pedidos mais comuns entre nós mortais, nas mais diversas situações do cotidiano, afinal nós temos a consciência de como somos todos vulneráveis aos acontecimentos desta vida e suscetíveis igualmente a um destino que se apresenta como um eterno mistério.
Quando nós ou alguém querido sai de casa, pedimos proteção; Na oração antes de dormir, pedimos proteção; Quando estamos com medo, pedimos proteção; Contra as pessoas ruíns, pedimos proteção; No trabalho, pedimos proteção... Pedimos, pedimos e pedimos, sempre...
Porém, não é muito comum agente ouvir pessoas relatando sobre a sua capacidade de proteção, ou melhor, sobre a sua responsabilidade em relação aos fatos que lhe ocorrem.
A Frequência é pedir para Deus, esta força maior e poderosa, capaz de nos esconder de todos os males, inclusive dos que nós mesmos cometemos e como num passe de mágica e benevolência, sem nem saber se precisamos merecer, nada de mal nos sucederá, nem praga alguma chegará à nossa casa, como na passagem bíblica do salmo 91.
Só que eu, assim como vocês, que preciso de proteção para mim e minha família, sempre, todos os dias, acredito muito que meu "anjo da guarda" somente poderá me proteger, ou seja, estar ao meu lado como um escudo, quando as minhas atitudes e pensamentos correspondem às mesmas daquelas ensinadas também no evangelho, nosso Livro Sagrado e base da nossa sociedade.
Hoje eu entendo quando algumas reliogiões orientais, fora das escrituras sagradas, citam os antepassados como referência e influência no destino das gerações seguintes. Sabe o que isto quer dizer? Que tudo o que eu pensar, mas principalmente praticar de bom ou mal, de maneira consciente, refletirá na vida dos meus filhos, netos e bisnetos e pela eternidade ou pelo menos até o momento de um perdão.
É mais ou menos o mesmo que atrair espíritos familiares e parceiros de jornada que comunguem a mesma energia que a minha, o mesmo padrão vibratório que o meu, de acordo com meus princípios e atitudes.
Se realmente for assim, não posso desejar que as pessoas sejam verdadeiras comigo, quando minto conscientemente; Não posso pedir que eu ou meus entes caros não sejamos lesados de algo, quando eu roubei alguém de maneira direta ou mesmo indireta; Não posso querer que a vida me dê filhos e netos saudáveis, quando não cuido da minha própria saúde, mesmo sabendo que tenho obrigação de cuidá-la; Não posso sonhar com filhos amigos e companheiros, quando não ajudo, não me compadeço verdadeiramente, não pratico o bem quando a vida me impõe uma oportunidade; Como posso ter pessoas boas ao meu redor, quando desejo vingança ou sinto ódio profundo por alguém? Como desejar a cura de um querendo a dor do outro? Eu ficaria aqui descrevendo multiplos exemplos, porque são diversos...
É por isso que, como todo o mundo, pedindo, de joelhos, todas as noites, PROTEÇÃO genuína para mim, meu marido e meus filhos e para as pessoas que amo, evito falar de maneira pejorativa da vida dos outros, porque considero esta como a primeira maneira fundamental de proteger a mim e aos meus. Quando saio, minha família sabe onde estou, para que eu retorne em segurança à minha casa; Não corrompo meus valores por dinheiro algum do mundo; Cuido da minha casa com Amor; Falo SEMPRE a verdade, pague o preço que eu tiver que pagar e não escondo nada da minha família, eles sabem de tudo o que se passa comigo e diga-se de passagem, até hoje somente ganhei com isso. Esta proteção é poderosa e real, porque ninguém consegue me fazer mal ou me colocar em cilada, além de eu estimulá-los a fazerem o mesmo. Nas vezes em saí da linha, percebi claramente estes princípios que vos exprimo. Ainda não pratico, mas um dia conseguirei ajudar mais pessoas a superarem situações difícieis. Hoje me dedico à educação dos meus filhos, mas este blog é um começo e o objetivo desta matéria é compartilhar estes pensamentos que me protegem e me fazem sentir uma fortaleza para mim e para a minha família, na busca de contribuir com o rico universo dos meus queridos leitores.
Perfeição não existe, mas se eu não acreditar que posso me lapidar a cada dia e cuidar bem dos meus princípios, que objetivo maior haveria para eu estar aqui neste mundo?
Procuro ser correta quando a mim é permitida a possibilidade de pensar antes de agir. É assim que me sinto protegida.
Meu grandioso afeto a vocês leitores!

sábado, 24 de julho de 2010

VOCÊ SABIA...

Por Alessandra Luiza
Você sabia que o Sebrae oferece cursos on line gratuitos, com direito a certificado autenticado pela instituição, sobre vários temas importantes voltados ao empreendedorismo e estratégias de vendas?
São cursos rápidos, com uma média de 16 horas, práticos, em um ambiente de fácil navegação, com tutor 24 horas a disposição e com excelente reconhecimento no mercado de trabalho, ou seja, entram no seu curriculum.

Os temas são:
AE – Aprender a Empreender
APF – Análise e Planejamento Financeiro
CVMM – Como Vender Mais e Melhor
D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios
AC – Atendimento ao Cliente
GCC – Gestão de Cooperativas de Crédito
BPSA – Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança
EI – Empreendedor Individual
IPGN - Iniciando um Pequeno e Grande Negócio

A temática pode ser focada em negócios, mas o conteúdo e as dicas, são todas voltadas às práticas do dia-a-dia, ou seja, contribui com o desenvolvimento de qualquer profissional, onde se pode ter a visão do outro lado do negócio, quando se tratando da observação do funcionário e assim desenvolvendo a capacidade de liderança. E para quem já tem o perfil empreendedor, contribui com o desenvolvimento das suas habilidades de planejamento, dentre outras.

Vale a pena aprender mais!

Veja detalhes, cadastre-se e matricule-se no site: http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/

sábado, 17 de julho de 2010

SAÚDE!

Por Alessandra Luiza
Embora as informações abaixo não tenham sido pesquisadas ou escritas por mim (sua fonte está descrita ao final), acho fabulosa a comparação que esta psicóloga faz entre as doenças e os sentimentos que a desencadeiam. Nem sei se esta tese foi comprovada cientificamente, mas concordo com ela. Por isso compartilho-a com vocês, pois é mais uma ferramenta para analisarmos como anda a nossa saúde e que sentimentos podemos modificar para torná-la cada vez melhor.
Há anos não vou ao médico, mas durmo excelentemente bem todas as noites, não sinto dor alguma, raramente fico resfriada, procuro me alimentar razoavelmente bem e me sinto plenamente saudável. E você, como se sente? Se quiser comentar, fique à vontade. O espaço é seu!


Por Claudia - auroradeluz@terra.com.br
TABELA DOENÇAS X SENTIMENTOS

Acne: Não se aceitar; desamor de si.
· Adenóides - Atritos familiares, discussões.
· Alergias: Falso ego e sensibilidade.
· Alcoolismo - Sentimentos de futilidade, inadequação, culpa e auto-rejeição.
· Amigdalite : Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
· Anemia: Falta de prazer; desinteresse da vida.
· Anorexia: Ódio ao extremo de si mesmo.
· Apendicite: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
· Arteriosclerose: Resistência. Recusa em ver o bem.
· Artrite: Amargura, ressentimento, crítica, sentimentos de desamor.
· Asma: Super sensibilidade; amor sufocado; supressão do choro, sentimentos sufocados.
· Bexiga (problemas): Ansiedade; resistência contra novas idéias.
· Boca (problemas ): Incapacidade de engolir idéias; fixação de opiniões e mente fechada.
· Bronquite: Ambiente familiar “inflamado”, Gritos e discussões.
· Bursite: Raiva reprimida, vontade de bater em alguém.
· Câimbras: Tensão; segurar-se; oprimir-se.
· Câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo. Profundos segredos ou aflições corroendo o Eu; retenção longa dos ressentimentos; ferimentos profundos.
· Catarata: Futuro pouco claro; inabilidade de ver a frente.
· Ciática: Medo do dinheiro e do futuro.
· Cisto: Crescimento falso; fomentação de choques e machucados emocionais.
· Coceira: Desejos insatisfeitos, remorso; punição e culpa.
· Colesterol: Entupimento dos canais da alegria; medo de aceitar a alegria.
· Colite: Pais superexcitados; opressão, menosprezo; necessidade de afeto.
· Coração: Problemas emocionais sérios longamente suportados; falta do prazer, rejeição da vida. Crença nas pressões e no esforço.
· Corcunda: Raiva atrás de você, ressentimento conservado.
· Deslocamento de disco: Indecisão.
· Derrame: Resistência. Rejeição a vida.
· Diabetes: Profundo sentimento de mágoa; falta de (dar) afeto na vida.
· Diarréia: Medo, rejeição, fuga (eliminar de dentro o que está ruim).
· Dor: Congestão, bloqueio; crença em barreiras; punição, culpa.
· Dor de cabeça: Tensão, revolta, contrariedades emocionais. Sentimentos feridos.
· Dor de ouvido: Raiva; não querer ouvir.
· Edema: Super sensibilidade, individualidade machucada. Personalidade ferida.
· Enjôo de carro: Medo-dependência, sentimento de ser pego em armadilhas.
· Enjôo de mar: Medo; medo da morte.
· Enxaqueca: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
· Epilepsia: Rejeição da vida; sensação de perseguição; violência contra si.
· Esclerose múltipla: Dureza mental, coração endurecido, vontade de forra; inflexibilidade.
· Espinhas: Crença na feiúra, culpa, ódio de si.
· Estômago (problemas): Incapacidade de assimilar idéias. Medo de novas idéias.
· Excesso de peso: Insegurança; auto-rejeição; procura de amor. Medo de perda, sufocar sentimentos.
· Fadiga: Resistência, aborrecimento; falta de amor pelo que faz.
· Febre: Queimar-se com alguém ou algo; raiva.
· Febre do Feno: Congestão emocional; confusão nas crenças; medo do moralismo.
· Fibromas: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro.
· Frigidez: Medo. Negação do prazer.
· Gagueira: Insegurança; falta de auto-expressão.
· Garganta: Repressão de raiva; ferimentos emocionais engolidos.
· Gastrite: Incerteza profunda. Sensação de condenação, idéias mal digeridas.
· Gengiva (problemas): Inabilidade de levar avante as decisões uma vez que elas sejam tomadas.
· Glândulas (problemas): Desequilíbrio; falta de ordem; distribuição insuficiente.
· Glaucoma: Pressão emocional por sustentar por longo tempo sentimentos feridos.
· Gota: Impaciência, raiva, dominação.
· Gripe: Respostas a negatividade e crença geral; medo, crença em estatísticas.
· Hemorróidas: Medo de prazos determinados. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
· Hepatite: Raiva, ódio. Resistência a mudanças. O fígado é o local da raiva e emoções primitivas.
· Hérnia: Carga, resistência mental, autopunição; raiva; expressões criativas incorretas.
· Herpes: Prolongada suspensão nervosa.
· Impotência: Pressão sexual, tensão, culpa; crenças sociais; rancor contra um antigo parceiro.
· Inchaços (verrugas): Auto-rejeição, medo, falta de amor.
· Indigestão: Medo, ansiedade, pavor.
· Infecções: Irritação, raiva, chateação.
· Insanidade: Escapismo, recolhimento; violenta separação da vida.
· Insônia: Tensão, culpa, medo.
· Laringite: Medo de verbalizar opiniões; raiva. Ressentimento da autoridade.
· Labirintite: Medo de não estar no controle.
· Meningite: Tumulto interior. Falta de apoio.
· Nervos, nervosismo: Comunicação, luta, pressa; medo, ansiedade. Pensamentos confusos.
· Nódulo: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
· Olhos (problemas): Não gostar do que vê em sua vida. Medo do futuro; não ver a verdade.
· Ossos (problemas): Rebelião contra a autoridade.
· Paralisia: Medo, escapismo, resistência, choque.
· Pele (problemas): Sentir-se ameaçado na individualidade; falta de segurança, impaciência; assadura; maneira de ganhar atenção.
· Pernas (problemas): Medo do futuro (as pernas carregam você para frente).
· Pés (problemas): Medo do futuro.
· Pescoço (problemas): Inflexibilidade, recusa em ver outros lados da questão; teimosia.
· Pneumonia: Desespero. Cansaço da vida.
· Pressão Alta: Problema emocionalmente duradouro e não resolvido. Manter por longo tempo problemas insolúveis.
· Pressão baixa: depressão, mágoa, derrotismo, raiva.
· Prisão de Ventre: Recusa de relaxar sobre velhas idéias; mesquinhez.
· Pulmões: Medo de receber e dar-se à vida.
· Quadris: Medo de ir avante em decisões importantes.
· Quistos: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
· Resfriados: Confusão, desordem, pequenos machucados; família e crenças estereotipadas.
· Retenção de líquidos: O que é que você tem medo de perder?
· Reumatismo: Falta de amor; ressentimento; amargura crônica; vingança.
· Rinite Alérgica: Congestão emocional. Culpa. Crença em perseguissão.
· Rins: Crítica, desapontamento, fracasso.
· Roer unhas: Separação dos pais, pedaço de si que se recalca.
· Ronco: Teimosia, apego ao passado.
· Sangue (problemas): Falta de alegria; faltas de circulação das idéias; pensamentos estagnados.
· Sinusite: Irritação com pessoas próximas. Presença de pessoa que o irritam.
· Surdez: O que você não quer escutar? Rejeição, teimosia, isolamento.
· Tosse: Nervosismo, amolação, crítica.
· Tuberculose: Egoísmo; possessão; crueldade.
· Tumor: Crescimento falso; ferimentos e choques emocionais.
· Tumor no cérebro: Crenças incorretas computadas; teimosia; recusa em mudar os velhos padrões.
· Úlceras: Algo se corrói em você; ansiedade, medo, tensão. Crença em pressões.
· Urinar na cama: Medo dos pais (normalmente do pai).
· Urticária: Pequenos medos escondidos; exagero de pequenos problemas.
· Varizes: Negatividade, resistência; remoer emoções; sustentar um trabalho que você odeia; circulação entravada, atulhada de idéias; desencorajamento.
· Vesícula (pedras na): Amargura; pensamentos dolorosos que você não encontra meios de evitar.


Fonte:

http://karinpsicologa.wordpress.com/2006/10/02/sentimentos-geram-doencas/

http://www.ahau.org/doencascausas.0.html+SENTIMENTOS+CAUSADORES+DOEN%C3%87AS&hl=pt-BR&gl=br&strip=1

quarta-feira, 14 de julho de 2010

ESTÍMULO MÚTUO

Por Alessandra Luiza
Queridíssimos leitores,
Já que este blog é meio que um diário de alguém que acredita ter idéias interessantes e benéficas, vou dividir com vocês mais uma atitude minha em reação a um desafio que preciso transpor: Minha filha de 13 anos precisa emagrecer e no momento não há possibilidade de praticar algum esporte, mas como uma mãe e plurimulher, preciso ajudá-la não somente com sua autoestima de hoje, que me parece boa, mas com seus hábitos futuros, que hoje não são tão bons assim, mas que serão fundamentais para o seu espírito. Eu também preciso de cuidar da minha saúde e dos meus hábitos, que embora eu não fume nunca e nem beba álcool com frequência, já passo dos 35, então devo praticar exercícios. Sendo assim, aproveitando para agradecer a Deus o local arborizado e grande em que moramos, permitindo que ele contribua positivamente para a saúde desta família, estimulando minha amada filha e também a mim a buscar cada vez mais a saúde mental e física e quem sabe até estimular outras famílias, que já nos admiram, a melhorar seus hábitos também, iniciamos ontem uma sequência de exercícios de alongamento e caminhada rápida dos quais faço questão de compartilhar diariamente com vocês nossas experiências. Vou relatar diariamente nossas emoções, desafios e tudo que permear o sucesso desta iniciativa. Só assim eu também me sentirei na obrigação de prosseguir e não desistir nunca, por mim e por vocês também.

Início: 13 07 2010 (Tirei todas as nossas medidas para acompanhamento)
Tempo: 25 minutos de alongamento e 25 de caminhada ininterrupta. Paramos a caminhada porque é o início e devemos ter cautela e seguir aumentando gradativamente o tempo e porque começou a chover muito. Amamos.
Ps.: No começo ela reclamou e achou que não fosse dar nenhum resultado, mas eu pedi apenas 1 mes. Depois do exercício ela demonstrou empolgação porque estava suando.
Depois conto o dia de hoje.

Anteontem (14/07) choveu muito, por isso não saímos pra caminhar, mas fizemos exercícios de alongamento com música em casa, o que para mim foi bastante estimulante, mas confesso que minha filha não estava nada empolgada. Pelo contrário! Estava mal humorada e fazendo os movimentos de qualquer jeito. Ô fase!!!! Mas não desisti e nem cedi à sua vontade de parar. Eu lhe falei sobre a importância de darmos prosseguimento à nossa proposta, para hoje e para amanhã. Assim é a vida. Se desistirmos sempre que o desânimo nos encontrar, não realizaremos nada de bom. Porque isso sempre acontece, em qualquer situação. Adorei este primeiro desafio, até porque estava tudo fácil demais.

Ontem (15/07) o tempo melhorou um pouco, pelo menos não estava chovendo. Escolhemos fazer sempre à noite, porque a resistência é maior. Fizemos em casa os alongamentos e aquecimento com música, o que é bem melhor e depois descemos para caminhar. Mais 15 voltas. Um total de 50 minutos de exercícios. Está bom pra caramba!!!! Ela aguentou firme, embora no final estivesse bastante cansada. Está empolgada de novo. Até meus pequenos quiseram participar também. Aqueceram direitinho e depois deram 5 voltas. O mais velho acompanhou só de longe.

Não vamos desistir! Na terça-feira que vem, nos mediremos novamente para acompanharmos a evolução do nosso empenho. A coisa mais difícil está sendo cuidar da nossa dieta. Da minha nem tanto, mas dela, principalmente! Mas não estou pegando pesado sobre isso agora. Só de ela estar praticando os exercícios, já estou bastante feliz!!!! Aos poucos ela vai entender mais, naturalmente!

Obrigada filha, por nos dar esta oportunidade!

Como chove!
Ontem (16 07), chovia muito na hora combinada, mas como estamos bastante empenhadas e NADA irá nos segurar, em casa mesmo fizemos os exercícios de alongamento, aeróbicos e depois DANCEI MUITOOOO!!!! Por mais de 1 hora ininterruptas, até ficar bem suada. Ela não quis acompanhar-me na dança porque estava cansada. Não me assusto porque sei que é assim mesmo! A resistência dela está excelente, fez 130 polichinelos e 100 abdominais. MARAVILHA para um começo!!!!

Recomeçamos hoje (23 07), tudo de novo! Juju ficou resfriada e sem ânimo durante a semana. Eu continuei fazendo exercícios em casa, pra não perder o ritmo. Mas à partir de hoje resolvemos mudar o horário das caminhadas, já que ela voltou às aulas. Agora vamos de manhã. Que delícia estava o dia hoje. Um solzinho gostoso com uma leve brisa... Fizemos 50 minutos ao todo. Ela está feliz porque não desistimos! Estou mais feliz ainda!

Segunda-feira (26 07), a semana se inicia e o nosso compromisso também. Que solzinho delicioso na face enquanto fazíamos os alongamentos. Com um ventinho suaaave movimentando levemente a nossa franja, calorzinho saudável... Um silêncio total de vozes e motores, apenas um festival de canto dos pássaros. Obrigada Querido Deus! Gente, eu compartilho isto com vocês porque a maioria dos moradores ao nosso redor não valorizam nada disso. É sério! Talvez eu descrevendo pareça exagero, mas acreditem, é assim mesmo! Agente muitas vezes tem coisas maravilhosas ao nosso alcance, mas precisamos abrir nossos canais para perceber. É comum ouvir pessoas reclamando da vida, falando dos problemas, sentindo tristeza, mas que não caminham em busca de uma saída. A solução sempre já existe e está ao nosso alcance, esperando apenas que nós a enxerguemos para utilizá-la. E é tão simples! Na sétima volta a Juju já queria parar, disse que estava cansada... Lembrei a ela sobre a nossa capacidade de superação que agente só sabe que tem quando lança mão dela. Dei-lhe o meu o braço como apoio e conseguimos fechar em quinze voltas (caminhada rápida). Maravilhoso! Parabéns filha e obrigada também! Eu continue e fechei em 20. Excelente decorrer de dia!

Esta é a nossa pista de corrida, que pouquíssimos utilizam. É ou não é um desperdício!?

27 07 - Finalmente conseguimos tirar todas as nossas medidas novamente hoje e o resultado foi mesmo surpreendente: Juju perdeu 6 cm de cintura, 2 cm de quadril, 2 cm de coxa, 4 cm de busto, 1 cm de braço e 1 de bochecha. É sério! Eu sabia que daria certo, mas foi mais do que imaginamos. São apenas 15 dias e alguns deles, pelo seu resfriado, ela não praticou. Está cantarolando a toa!!!! rsrsrs... E olha que antes de iniciarmos e nos medirmos, ela queria fazer somente os alongamentos... Eu disse a ela que a preguiça trabalha assim mesmo. Ela faz agente ficar imaginando a cena, em como vai ser difícil, que vai cansar, que vai doer, que a cama está mais gostosinha... É só agente não dar confiança pra estas sugestões erradas, criar uma rotina básica que facilite o início de um costume diário e ser forte, para não desistir. Vamos continuar por este caminho! Depois de hoje, nosso ESTÍMULO foi REDOBRADO!!!! Excelente terça-feira a todos os queridos leitores.




Saudosíssimos, me perdoem pela ausência, mas é que na quinta-feira passada coloquei a Juju de castigo do nosso relax porque estava praticamente impossível acordá-la. Caramba!!!! Estava virando um tormento e eu disse a ela que o objetivo não era fazer a coisa forçadamente. Ela disse que queria fazer e que estava gostando, mas que levantar às 07:50 para estar pronta às 08:00 estava difícil demais. Mas gente... Ela fica igual a uma pedra... rs! Não acorda mesmo! Até o irmão mais velho tentou. E ficava estressada quando agente tentava acorda-la. E o mais engraçado é que o novo horário quem sugeriu foi ela mesma e que caiu muito bem! Eu disse apenas o seguinte: Minha filha, tem que ser bom pra nós duas. Eu vou parar de me importar com você porque estamos criando uma crise entre nós por uma coisa boa. E isso brigando muito com ela, viu gente!!! Não pensem que foi fácil não! Mas eu sou carne de pescoço, só que também não quero forçá-la. Então eu decidi parar e iria parar mesmo! De verdade, afinal, já é difícil tomar a iniciativa, que muitas mães não tomariam e ainda ter que aguentar os caprichos de uma adolescente que nem é rebelde, graças a Deus, mas que às vezes gosta de contrariar? E quando estiver na idade de trabalhar, como é que fica. Mais uma vez adorei esta oportunidade de ensinar-lhe mais um passo da vida.
Na sexta-feira ela já não aguentando mais o gelo que eu dei, me ligou do celular na saída da escola e disse: Mãe! Volta a falar comigo, por favor!!!! Eu não quero parar de caminhar com você... Estou gostando. É só porque não gosto de acordar cedo.
Ai agente conversou e ela preferiu manter o horário da manhã, que é melhor pra ela e pra mim também devidos aos trabalhos de casa a noite dela e dos pequenos.
Este blog para mim está sendo uma verdadeira terapia, porque sempre que tenho que tomar uma medida, penso em vocês e na melhor saída que posso encontrar pra compartilha-la no nosso espaço.
Mais uma vez, obrigada, amigos leitores que me acompanham como seguidores ou anonimamente.

Hoje, segunda-feira, fizemos os alongamentos (20 minutos) e completamos as 15 voltas (25 minutos) de braços dados, mas passadas firmes e rápidas. Ficava me beijando e rindo... Só ela mesmo! rsrs!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

BATER OU NÃO EM NOSSOS FILHOS...

Por Alessandra Luiza
Momento de dividir mais alguns pensamentos e atitudes que tornam este nosso espaço cada vez mais verdadeiro, atingindo assim o objetivo a que se propõe.
Filhos para mim representam: Realização humana, continuidade, alegria, pureza e verdade dentro do lar, renovação e aprendizado constantes, incentivo de vida, o maior e fundamental exercício de paciência, que só nos tornam pessoas melhores, mais felizes, compreensivas, encorajadas, resignadas e com muito mais fé.
E os meus quatros filhos sabem disso, porque desde que nasceram faço questão de, não somente recitar, mas também de demonstrar este imenso amor no dia-a-dia.
Mas um assunto muito polêmico em meio a tanto amor, que deixa QUALQUER MÃE insegura na hora de educar: Bater ou não, como impor limites, o que caracteriza agressão, é possível amar e bater, é possível dar uma boa educação sem palmadas. O que é uma boa educação.
Não sou psicóloga, mas este assunto sempre me interessou muito! Desde o meu primeiro filho.
Eu apanhava raramente da minha mãe, quase que de ano em ano, mas quando ela me pegava... sai de baixo! Mas não tem uma dessas "coças" que eu não me lembre exatamente o porque que eu apanhei. E analisando hoje, com a bagagem de mãe que eu tenho e levando-se em consideração de que ela foi meu pai e minha mãe (responsabilidade dobrada), vejo que não somente acertou em todas, como também foi bastante paciente. Porque sempre que ela podia, conversava horas comigo também e me dava muitos conselhos. Eu é que, assim como todas as crianças do planeta, insistia em não seguir. Muitas vezes para testar os limites da paciência dela e outras para chamar a sua atenção. E não escapei das chineladas e beliscões no dia-a-dia, que minha tia e minha avó me davam, porque tomavam conta de mim.
Hoje, com tudo o que aprendi com elas, somado aos meus instintos e a minha própria visão do mundo, procuro não ser tão intensa como elas foram em alguns momentos, mas não me sinto nem um pouco culpada quando pego "o meu querido amigo CHINELO", que muitas vezes é mais respeitado do que eu, porque ele causa dor e eu não. Por isso não gosto de bater com minhas mãos. Algumas vezes já usei o cinto, mas abandonei esta prática que é mais intensa, a conselho do meu marido. E o resultado é o mesmo: Eles conhecem perfeitamente os seus limites de "civilidade" que temos por OBRIGAÇÂO passar para os nossos filhos. E falando assim, pode até parecer que tudo tenha que ser resolvido desse jeito, mas não! Tem atitudes que eles estão testando que precisam de uma correção pra "acordar pra vida".
A minha teoria é de ensinar rigorosamente até os 10 anos e depois agente começa a soltar aos poucos pra testar se eles estão aprendendo direitinho. Um monge só sabe realmente se encontrou a paz interior quando vem para o meio dos humanos comuns, onde sua paciência será testada a todo o momento.
Pois bem, aqui é o país em que bater nos filhos não é crime e conscidência ou não é o país que mais amor tem para dar. E nos países que se dizem mais desenvolvidos, em que bater numa criança dá cadeia, as pessoas são mais frias, individualistas e egoístas.
Não estou falando de crueldade, que na minha visão tem sentido duplo: Posso beijar alguém e odiá-la e posso bater por imenso amor. Não falo sobre pessoas terrivelmente marcadas pela ausência total de amor ou abandono, que foram alimentadas pelo ódio de pais monstruosos.
Falo de quem bate sentindo amor, por desespero de querer o bem de alguém. Isso não machuca. Pode até deixar alguma marca física (sem exageros), mas quando o outro entende que aquele gesto o salvou de uma inclinação negativa de caráter, ele se sente extremamente amado e feliz!
Ao contrário daquele que não foi corrigido severamente porque os pais sentiram PENA (um dos piores sentimentos para quem o recebe) ou ainda por falta de coragem e medo da reação. Esses se tornam eternos reféns dos filhos, que quanto mais vão crescendo, mais certos querem estar e menos regras ou comandos querem seguir. Perda total do controle. A família não tem um CABEÇA. São filhos autoritários e pais que tentam retomar as rédeas, que nem sabem em que momento as perderam. E os filhos gritam e os pais recuam, ponderam, aceitam, compreendem demais o que muitas vezes o filho nem quer que compreendam. Eles só querem a atitude de CORAGEM e a CONVICÇÃO dos pais. E só isso!
Antes de a criança receber uma correção mais dura, ela precisa ter a segurança de que É AMADA, IMPORTANTE na vida de seus pais, aquilo não deve ser feito e porque (qual a consequência na vida), que seus pais são um exemplo naquilo, que já foi avisado com carinho e que se levar uma chinelada, por exemplo, foi ela quem pediu. Normalmente nesta hora eles pensam melhor e não fazem. Se insistir, eu digo: Ah! Conversando não adianta? Então tá! Aí eu faço que vou pegar e QUASE SEMPRE DÁ CERTO!
Como não dar uma boa chinelada ou pelo menos ter o amigo chinelo nas mãos quando já falamos inúmeras vezes a mesma coisa, já estabelecemos combinados, já foi dito o porque que cada coisa deve ser e ainda assim os pequeninos insistem em não cumprir. E justamente coisas primordiais na formação de um cidadão de bem? Acho que Deus nos cobraria depois.
Como permitir que os filhos falem para nós o que querem sem ao menos nos olhar como as pessoas que mais os querem bem na vida. Como permitir que gritem conosco e nos ofendam como se fossemos os seus colegas da mesma idade? Nesta hora eu sou tão rigorosa quanto à minha mãe. Uma bela mãozada na face é extremamente necessária. É quase que uma obrigação. Por duas vezes precisei usar este recurso com meus filhos, mas faria novamente, caso fosse preciso, sem o menor remorso ou sentimento de culpa. E eles contam hoje com admiração pelo meu gesto. Uma professora uma vez quando soube disse a um deles: Eu conheço a sua mãe! Você deve ter aprontado alguma muito séria! E hoje falam tudo o que querem para nós, aliás, aprendemos mais com eles do que julgamos ter ensinado, e mesmo que irritados, não perdem o semblante de carinho e respeito. Percebemos que procuram dizer de um jeito que não nos machuque. E olha que já disseram foi coisa! Isto para mim é amor, é família.
Na vida, quando nos comportamos mal, o castigo é muito pior. Choro de chinelada não é tão ruím quanto a dor gerada por atitudes impensadas, indiciplina exagerada, falta de valores morais. O peso da mão dos pais não se compara ao pesar de sofrimento da vida. A pessoa que não recebe limites sofre muito mais que as outras. Ela não tem admiração por seus pais, que são, querendo ou não a maior referência. Pais medrosos ou ausentes são tão nocivos quanto aqueles que praticam maldade com seus filhos. E aqueles pais que não batem, mas gritam e ferem verbalmente ou não acreditam em seus filhos. Terrível também, afinal a CONFIANÇA é a base de QUALQUER relacionamento. Ou os que manipulam e chantageiam com o poder do dinheiro, que formam pessoas inseguras e que não acreditam em sua própria capacidade...
A paciência que devemos exercitar, não é sinônimo de permissividade ou deixar pra lá. Pelo contrário! É ter a consciência incansável de que todo o trabalho diário da educação só vai dar resultado com o passar dos anos. Não adianta achar que porque teve uma conversa de uma hora e que eles entenderam no momento, que vai ficar tudo bem, que vão seguir sem problemas. Puro engano se pensar assim. Seja paciente de esquecer de contar as vezes em que precisará repetir a mesma conversa ou a mesma chinelada, quantas vezes forem necessárias, até que eles demonstrem ter aprendido.

Agora, bater com raiva da criança pra mim é uma tremenda COVARDIA e me dá um nó de tristeza quando vejo uma passar por isso! Em imaginar que os pais que não pensam, estão perdendo um momento tão mágico da criança em que os valores de amizade da família estão sendo formados. Não bato NUNCA quando vejo que aquela atitude errada eles viram em mim ou no pai. Nunca descontei problemas pessoais nos meus pequenos queridos, que são o meu elixir do amor quando estou com a cabeça cheia. Eles sempre tem algo de lindo pra me dizer. Sou completamente apaixonada por eles.
Vou parar por aqui porque tenho que buscar meus pequenos queridos na escola.
Depois corrijo os erros de português.
Me perdoem, queridos leitores.
Plurimulheres são carinhosas, esclarecedoras, convictas e firmes na educação de seus filhos.
PARA MIM O SLOGAN: NÃO BATA, EDUQUE! É O MESMO QUE: NÃO RESPIRE! INSPIRE (E O EXPIRE). Bom mesmo é o equilíbrio, sempre!
Meu mais precioso afeto a todas!

CONVICÇÃO. FUNDAMENTAL!

Por Alessandra Luiza
Por inúmeras vezes nesta vida, eu já parei para refletir e tentar encontrar uma maneira de viver cada vez melhor, com a cabeça mais tranquila e equilibrada possível, com o coração transbordando de amor, a alegria sempre estampada na face e felicidade contante na minh'alma. Algumas teses dizem que isto é impossível, porque o equilíbrio precisa do ruím para que o bom possa ser distinguido e alguns julgam que somente após o fundo do poço da amargura é que se conquista o triunfo.
Pois nas minhas análises e vivências, de tudo o que a minha experiência me proporcionou, eu cheguei a conclusão de que se consegui chegar até aqui, em meio há várias tempestades, com a cabeça tranquila, o coração transbordando de amor, a alegria sincera estampada na face e uma imensa felicidade que minh'alma exala, é porque as idéias anteriores podem não ser verdadeiras. E quando paro para analisar COMO esta RESILIÊNCIA gigantesca que eu sinto acontece dentro de mim, em qual é o processo que a desencadeia, eu tenho a seguinte afirmativa para revelar a estes ilustres leitores do meu site: "Duas coisas são fundamentais para sentirmo-nos felizes SEMPRE: VALORES POSITIVAMENTE VERDADEIROS e A CONVICÇÃO DO QUE SOMOS E DO QUE PENSAMOS.
A CONVICÇÃO permite que NADA e nem NINGUÉM possa atrapalhar seus planos, seus sonhos,suas idéias, suas atitudes, suas escolhas, seu entendimento, etc. Ela é tão poderosa, que qualquer um que a obtém, consegue o que quer na vida. Seja para o bem ou para o mal.
Os VALORES POSITIVOS direcionam a sua convicção para pensamentos, escolhas e atitudes que o levem à sua paz de espírito. Aí você se sente feliz, porque o resultado é bom. Por isso, mesmo diante a um erro ou uma situação difícil, tenha convicção e valores positivos e esqueça o que outros vão pensar a respeito, assim você mesmo saberá o melhor caminho para encontrar a saída que te proporcione a paz de espírito, a FELICIDADE.
Uma vida feliz a todos!

sábado, 3 de julho de 2010

MOMENTO POÉTICO - QUEM É CORRUPTO?

Por Alessandra Luiza

Na frente da TV, sentados no sofá
Vemos trechos de notícias, corrupção e violência
Culpamos o governo, seus ladrões salafrários
Usam o nosso dinheiro que pagam os seus salários
E continuamos sentados dizendo assim não dá.

Alguém chega e bate a porta
Diz papai olha só o que eu trouxe
Um brinquedo da escola
Você imagina que isso fosse
Coisa mesmo de criança
Melhor deixar pra lá
Um dia ela aprende sozinha
Que não é certo roubar

Sai pensando nas contas, o que fazer para pagar?
Pega a chave e o carro, a carteira vencida vai ficar
Está com pressa e acelera
AH! Só desta vez
Tenho sorte, estou com Deus
Seu guarda vê se pára o próximo freguês
Mas não é o que acontece
Ele ouve o apito
Encosta o carro e desce
Não me toca que eu grito
Lero-lero vem de cá, propostas sujas vem de lá
Um trocado, tudo certo
Mas ele pensa em ser correto e diz...

Corrupção NÃO!
Chega!
Eu só quero ser feliz
Vou fazer o que é certo
Vou mudar o meu país
Corrupção NÃO!
Não dá mais pra agüentar
Me faça uma proposta decente
Que eu posso te ajudar


No mercado pra pagar mais barato,
Muda o preço em seu favor
Depois reclama dos corruptos
Esse é o país dos espertos...
Uma vergonha, que Horror!!!

Tranbique no seguro saúde;
Influência na política;
Conhecidos importantes
Pra seu próprio benefício
Mera ilusão
Ladrão que rouba ladrão
É igualzinho meu irmão.

Corrupção NÃO!
Chega!
Eu só quero ser feliz
Vou fazer o que é certo
Vou mudar o meu país
Corrupção NÃO!
Não dá mais pra agüentar
Faça-me uma proposta decente
Que eu posso te ajudar

Quem só pensa em seu próprio benefício?
O governo ou você
Quem é corrupto?
O governo ou você?
Vamos cobrar, mas com honra
Aí sim esse país vai mudar.

Corrupto é o que oferece
E também o que recebe
Se fizer o que é certo
Você vai ter o que merece

Eu compus esta letra para a Banda Adversus em dezembro de 2007, para o querido amigo Roberto Bertholo.

Ainda vamos gravá-la juntos.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

POR ALESSANDRA LUIZA

Queridos leitores,
Criei este blog pensando em dividir com vocês o lado bom da vida, que diante aos desafios diáros, algumas vezes se esquece de desfrutar e estou hiper feliz com o resultado.
Espere que divulguem para amigas e amigos também.
Tenham a mais absoluta certeza de que, além de ser um código de ética dentro da utilização de um espaço como este, o meu bom senso perante a vocês, que em grande parte são meus amigos, que conviveram comigo e que conhecem o meu caráter, TODAS as postagem em que assino, foram escritas exclusivamente por mim, assim como fotografias e TUDO o que estiver assinado como: Alessandra Luiza. As que serão postadas, com o maior prazer, por pessoas queridas e que admiro, receberão seus créditos, porque é muito bom ser reconhecido por algo positivo que fazemos.
Obrigada pela presença e espero contribuir sempre.
Podem criticar também. É assim que agente cresce!
Com grande afeto,
Alessandra Luiza.