Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

domingo, 28 de agosto de 2011

UM TEXTO DE ARNALDO JABOR - QUERO VOLTAR A CONFIAR

No tempo em que ser fiel e acreditar num grande amor, sem interesses materiais, significam imaturidade emocional, um texto de Arnaldo Jabor para mais um pouco de reflexão. Mais uma base para análise crítica sobre o que queremos nos tornar e para onde queremos seguir. Volto a enfatizar o cuidado com aquilo que acreditamos para não nos tornarmos produto de uma sociedade perdida, que julga ou critica por falta de fé ou de luz.  Precisamos exercitar o "ouvir", mas antes disso, desenvolver o bom senso e apurar a intuição, aumentar o contato com a luz e energia que movimentam todo o universo, senão em que nos tornaremos? O futuro? Só Deus o conhece, mas se meu coração e mente estiverem certos, em paz.

Boa reflexão!

QUERO VOLTAR A CONFIAR!

Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão.
Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?
Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã!
E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!
Arnaldo Jabor

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A GUERRA NA BUSCA PELA SABEDORIA


Por Alessandre Luiza
É tão engraçado... Embora hoje eu me considere uma pessoa bastante analítica, não vejo nisso uma categórica conclusão de ter atingido a sabedoria, virtude essa, que acredito ser bastante complexa. E por ter a convicta certeza (desculpe o pleonasmo para enfatizar bastante) de que estou bem distante de obter "a tão sonhada e venerada sabedoria" é que me tranquilizo na certeza de que este não é meu maior objetivo na vida. EU GOSTO MUITO DAS MINHAS IDÉIAS DO MOMENTO, mesmo que elas não agradem a todos e que elas sofram mutações durante o caminhar da vida. E gostar delas é uma coisa que me deixa muito feliz e forte, afinal, sou contra à falsas modéstias. Mas isso não me faz sentir sábia, nem um pouquinho. Aliás, esse título eu dispenso, pois os sábios sofrem muitos julgamentos e tem de se preocupar com a soberba. Eu não. O fato de ter convicções na vida, não me faz a mais inteligente de todas, mas me faz ter segurança das escolhas que faço, mesmo sabendo que posso errar e por aquelas que já errei.
Fico me perguntando: Porque será que o fato de uma pessoa ter boas idéias, para aqueles que comungam com elas, torna-se praticamente obrigatório que ela seja sábia, para que tenha razão? A vida de cada um é uma grande escola e ter a certeza de que embora eu tire uma boa nota em algumas matérias das provas que passo, não quer dizer que eu saiba muito de tudo o que ela pode me ensinar. Eu sempre disse aos meus filhos: Não se preocupem com a nota. Ela só é importante para o professor, pois essa aferição é quem vai definir o seu parecer em relação à sua evolução para o ano seguinte. O ideal é aprender o máximo do que é ensinado em sala de aula e nos estudos em casa. E de preferência, buscar outras referências para os mesmos assuntos, pois cada professor tem o seu ponto de vista e a sua didática particular, que não necessariamente é a melhor para você. Fora os outros assuntos que não estão pautados no cronograma da escola para a sua fase, mas que são tão importantes quanto. Conscidência ou não, eles são ótimos alunos e tiram excelentes notas. Por essa maneira super particular que eu tenho de analisar as coisas, não me sinto no direito de julgar o nível de sabedoria dos outros. De fato, há pessoas que não gostam de pensar e que não fazem uso da razão. Estas até nos preocupam muito, principalmente se tivermos estima por elas, pois são presas fáceis, nas mãos de quem é mestre no uso do raciocínio e que joga xadrez com as peças da vida, usando assim, estratégias nem um pouco éticas para domina-las. Esses, usam sim, a crítica sobre a "sabedoria" dos que os ameaçam, para confundir aqueles a quem querem atingir. Sem ao menos perguntarem se aqueles a quem estão julgando, estão interessados em serem sábios ou não. Se um dia a sabedoria me encontrar ou eu encontrá-la primeiro, terá sido o resultado de uma busca por me conhecer melhor a cada dia e viver da maneira que mais me faça realmente feliz.
Então, meus queridos,ilustríssimos e PENSANTES leitores (menos aqueles que usam a inteligência para o mal), sejamos convictos e felizes com nossas idéias e que nunca abramos mão do livre uso do raciocínio que Deus nos deu em nossa constituição genética. Sejamos firmes em nossos propósitos e não caiamos em ciladas de críticas ao nosso modo de pensar, pois esta pode ser um estratégia, muito usada na guerra, na tentativa de abater a quem eles consideram como inimigos. Uma atitude, inclusive, nada democrática.
Eu gosto muito de acreditar que temos 2 razões e esta é uma das minhas análises recentes muito particulares: A razão 1 (a mais importante) é aquela inata, que já nascemos com ela (intuição), que pode ser vista como Deus falando conosco, que está presente no primeiro pensamento, naquele mais genuíno que temos sobre uma determinada situação, análise, dúvida ou escolha a fazer. Que alguns interpretam como a voz do coração. Na minha idéia ela é a mais acertada de todas, mas dificilmente a seguimos. Porque temos a segunda razão: A que adquirimos no decorrer da vida, com os conhecimentos passados pelo meio que nos cerca, em casa, na escola, com os amigos, no trabalho, etc... Essa, embora eu considere importante, bate constantemente de frente com a voz que vem da razão 1 ou do coração, como queiram. Eu percebo que agente até pode fazer uma escolha ou análise fazendo uso apenas da razão 2, mas a razão 1 sempre vai dar o seu parecer. O coração sempre vai piscar para sim ou para não, mesmo que agente finja que não está percebendo nada. Querer fazer a coisa mais certa ou mais sábia, pode por si só nos fadar ao erro. O excesso de flexibilidade, pode nos tirar a identidade. Então, façamos sempre uso da nossa razão 1 (conhecimentos) sem esquecer da nossa razão 2 (intuição ou coração).  Assim, agente pode até correr o mesmo risco de errar, mas por nossa própria consciência e não porque fomos mal influenciados por alguém, pois esses, já estão condenados e não estão nem um pouco preocupados com isso. Não serei eu quem estarei.

"Melhor errar o homem tentando buscar a compreensão mediante à sua razão, se autodesenvolvendo, do que passar uma vida inteira errando às conclusões alheias, encontrando a desilusão por não ser forte o suficiente para ter sido ele mesmo" Alessandra Luiza.

Sócrates e Platão, filósofos gregos.
Mais uma excelente reflexão a todos os seres pensantes, porém não sábios, que leem o blog Plurimulher.

sábado, 13 de agosto de 2011

EXERCÍCIO DE CIDADANIA EM APOIO À MILITÂNCIA.


Queridos, no sentido mais "verdadeiro" desta palavra tão forte, quero hoje propor um novo convite a mais um pensamento filosófico particular, só que desta vez político.

Estou longe de ser uma militante, que tem funções fundamentais na sociedade de, não somente escrever na internet, mas atuar fisicamente em meio aos grupos de pensadores, organizar movimentos ideológicos, estar presente literalmente nos diversos eventos espalhados no mínimo pelo Brasil e se possível pelo mundo, promovendo uma visão diferente sobre todas as informações que antes eram  monopólio de redes fechadas de jornalismo e hoje podem ser amplamente debatidas por qualquer cidadão interessado em modificar de fato a sua terra natal, esse país MARAVILHOSO, este paraíso chamado BRASIL. Que orgulho eu tenho de dizer para o mundo que EU SOU BRASILEIRA, nasci na terra das PESSOAS MAIS FELIZES DO MUNDO.

Embora eu não exerça uma explanação mais geofísica, procuro aproveitar bem os benefícios que a tecnologia transmitida pela INTERNET me oferecem, para propagar àquelas 1200 pessoas que todos os meses me acompanham ou leem, de todos os lugares do mundo, os meus artigos escritos lá do fundo da minh'alma, que tem o objetivo de compartilhar para servir de auxílio, mas também para desenvolver a mim mesma. Quero deixar para a posteridade um registro público de todos os meus estágios de pensamentos, de toda a evolução da minha história.

O tema de hoje, pode não ser compartilhado com todo o mundo, mas será lido e refletido ao menos pelos que me cercam, que por sua vez, transmitirão aos seus mais próximos. Se todos pensarem que não vale a pena, o mundo não muda, mas se apenas 1 começar a pensar que sim, terá seu pensamento certamente multiplicado por pelo menos 2. Cada indivíduo tem a sua forma de persuasão, então esta conta pode ficar ainda bem maior.

O nosso país vive hoje um momento mágico, de TRANSIÇÃO, mas que somente as pessoas que já desenvolveram o mínimo de sua sensibilidade, podem perceber. Enquanto isso, aqueles que aprenderam com maestria a ler o ser humano, percebem quem são os que estão um pouco longe de obter um desenvolvimento da sabedoria que, embora eu não concorde com a generalização, me sinto pressionada a dizer que é ainda a maior parte desta grande "pizza", deste gráfico populacional. Esses "estudiosos" da mente humana utilizam todos os recursos que lhe estão ao alcance para conhecer os mais profundos pensamentos e formas de agir dos seres humanos, de todos os cantos da terra. Tudo facilitado pela TECNOLOGIA. Mas é importante lembrar que a tecnologia não favorece somente ao bem. Ela é acessivel à todos. Controlar a mente humana não é um desejo peculiar somente aos vilões das histórias em quadrinhos ou dos desenhos animados. É mais real do que podemos pensar. Quem nunca pensou em, ou talvez já tenha até tentado participar de um reality show? Eu já! Mesmo tendo a certeza de que esta é uma estratégia certeira de conhecer melhor a mente humana. Nada melhor do que escolher pessoas completamente opostas, com universos muito diferentes, para se relacionarem entre si e com todos os jogos muito bem pensados, umas vezes ganhando e outras perdendo, recebendo elogios e depois duras críticas, para aprender como o ser humano define suas escolhas, como ele se sente bem ou mal, como é a sua reação mais genuína diante de fatos distintos... Por que o jornalismo hoje exerce função que vai muito além de transmitir informações, mas formar mesmo a opinião pública, a mesma que crucificou Jesus. Vocês já pararam para pensar que, na história, foi a opinião pública quem condenou Jesus? Os poderosos induzem, caluniam, inventam, mentem descaradamente, escondem e manipulam as informações, informam da maneira que querem e muitas pessoas acreditam e seguem... Sem raciocinar! Quem garante que se Jesus cristo voltasse hoje, de uma outra maneira, e os poderosos corruptos, como foram os romanos, percebessem primeiro que nós e fossem para a mídia falar contra Ele, quem garante que não o crucificaríamos novamente, embora de outra maneira? Acho que no mínimo Ele iria para a cadeia, facilmente, sem apoio dos "direitos humanos" (escudo dos inescrupulosos).

Assistimos isso hoje, a olhos e ouvidos nús. Mas tem muitos que não conseguem enxergar além do que recebem. Estamos num momento que nos exige muita habilidade, muita sensibilidade, mais do que qualquer outro sentimento. Eu os convido hoje a assistir ao noticiário, de qualquer emissora, como se fossem vocês que detivessem o poder de persuadir. O que falariam? E se recebessem propostas excusas para não falar sobre um determinado assunto ou para descrevê-lo de forma destorcida ou de maneira a favorecer uns e prejudicar outros? Levantar quem eles querem e calar quem fala demais. Como informariam?

Exemplo: A parte boa do governo já entendeu que para promover as reformas necessárias nas políticas públicas, agrárias, de juros, da constituição, etc., precisarão TIRAR DO PODER aqueles que NÃO PERMITEM OU NÃO TEM INTERESSE em que elas ocorram. Que estão na frente parlamentar negando as boas reformas ou colocando coisas inúteis como prioridades. Tem alguns partidos que, em massa, são uma verdadeira CORJA, como o DEMOCRATAS e o PMDB, que se coloca como aliado, mas que no fundo só quer continuar a ATRAPALHAR o governo e que tem PAVOR de que a esquerda continue no poder, fortalecendo o país.
Essa CORJA PAGA CARO para que os veículos de comunicação, que muitas vezes admitem como funcionários os seus parentes, para que as informações sejam transmitidas pejorativamente, destorcidas e assim continuarem a se beneficiar dos seus altos cargos. Para isso, o noticiário divulga apenas que o correto é fazer uma boa reforma e que o Brasil está uma bagunça. É falar o certo favorecendo o errado e desfavorecendo o certo.

Como pode ser correto fazer sensacionalismo com a morte de um cidadão, mostrando friamente o sofrimento das famílias envolvidas, sem a menor preocupação real com o sentimento, apenas querendo DENEGRIR ou PIORAR a imagem dos servidores e administradores públicos, condenando sem provas, oferencendo aeticamente opiniões particulares e formando como querem a opinião pública e cobrir a reportagem do assassinato de uma juíza justiceira da maneira correta, apenas prestando a informação dos fatos ocorridos, com a devida cautela de deixar que a polícia apure o caso? Dá para perceber claramente a descrepância, o desrespeito contra os que pensam e a manipulação contra os que não querem exercer o seu livre direito ao raciocínio, porque foram despreparados para assim agirem. Vocês podem não concordar, mas a minha conclusão é a seguinte: Quando querem mostrar um erro, ou ele foi plantado estregicamente ou é algo que pode comprometer aos seus inimigos. Quando não mostram ou dão uma cobertura pequena e ou apenas informam o básico, querem esconder algo ou alguém ou não é interessante despertar o interesse da sociedade. Freud explica isso muito bem! ARTICULAÇÃO DA INFORMAÇÃO!

Conheci um projeto desenvolvido com os coletores de uma fruta chamada LICURI, cultivada na Bahia. Um projeto magnífico que tem o patrocínio do governo através da financiadora de projetos do Brasil e tive o desprazer de ver uma emissora transmitindo aos seus telespectadores o seu apoio ao projeto sem ao menos citar a particpação do governo federal, como se fosse de sua autoria o projeto. Eles passam a informação de uma maneira tão articulada, que quem não conhece o projeto verdadeiramente como é, jura que o programa da emissora, que é uma verdadeira "pedinte de luxo", é o maior bem do mundo, quando na verdade, não é. Eles estão pegando projetos prontos, em que os seus dirigentes ralaram pra caramba pra fazer acontecer, com muito custo e oferecendo o patrocínio ($) do programa, que os brasileiros bem intencionados é que bancam, através de doações pelo telefone pela troca do nome da emissora no apoio ao projeto. ASSIM É MOLE! Um outro que vi o exemplo de perto é uma equipe de judô de um mestre bem conceituado. Ele bancava o projeto (MARAVILHOSO) sozinho, com o apoio de uma insituição privada. Meus filhos participavam. A mesma emissora resolveu se aproximar do projeto, conheceu bem de perto suas idéias, filmou os alunos no ano passado. Meus filhos saíram. Este ano assisti o mesmo programa "bem intencionado" citar o projeto do mestre como sendo integrante do programa "bonitinho" da emissora. Um absurdo sem tamanho! Uma mentira deslavada. Fico triste com quem se vende, depois de tanto suor.

Estes exemplos são mínimos em torno do que estamos assistindo em todas as horas dos nossos ricos dias.

Só quero chamar a atenção para algo muito importante: O inescrupulosos podem intimidar uma minoria que quer melhorar a vida de muitos. Mas o povo, que é o maior interessado no desenvolvimento do nosso país, pode ou melhor, DEVE se unir e MASSACRAR os maus políticos. Como? Se unindo aos bons políticos, fortalecendo a nossa presidenta, que não está sozinha, mas que se tiver conosco, estará ainda mais forte para combater a terrível CORRUPÇÃO a que fomos submetidos durante longas décadas. FALEMOS COM OTIMISMO SOBRE A EXTINÇÃO DA CORRUPÇÃO. Sejamos mais críticos contra as emissoras de TV que detém um grande poder de informação, mas que se não tiver o apoio do povo, enfraquecerão aqueles que se utilizam dos seus recursos para destruir o nosso precioso país.

FAÇAMOS USO DA NOSSA RAZÃO PELO NOSSO BEM E PELO BEM DOS NOSSOS DESCENDENTES! Se agente aprender a pensar coerentemente, nossos filhos herdarão este exercício e chegarão mais facilmente à sabedoria que inverterá este jogo, afinal, tudo caminha para a evolução. Ai dos que não colaborarem para isso! O depois pode demorar, mas ele chega!

Uma boa reflexão às Plurimulheres e a todos os admiradores, parceiros e seguidores das Plurimulheres!