Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MINHA RECEITA DE FORMAR CIDADÃOS

Por Alessandra Luiza

Engana-se quem acredita não haver uma receita específica para formar cidadãos. De fato, assim como preparar um bolo, existem muitas maneiras de se tentar, porém é sabido que dependendo dos ingredientes e das quantidades, nem sempre se obterá o resultado esperado. A grande diferença nesta analogia que faço, que pode parecer tola, é que o bolo, caso não dê certo, a gente prepara outro e faremos isso inúmeras vezes se for preciso. Já um ser em formação, também teremos muitas chances de tentar, até que se forme por completo, mas uma vez dando errado, não há como jogá-lo fora e produzir outro melhor.


Há nesta receita, que é um pouco demorada, ingredientes imprescindíveis, outros que, dependendo da medida, podem gerar sucesso absoluto ou causar imenso estrago.

Educar crianças, de forma a torná-las verdadeiros cidadãos, começa por se entender o verdadeiro objetivo de existir e o papel de cada um na vida em sociedade. Sem isso, fica bem difícil o êxito na missão. E o ENTENDIMENTO cidadão, que é o primeiro ingrediente tão fundamental, está bastante escasso. Quase não se encontra. Muitas vezes, quem tem acesso à ele, não o considera importante e o descarta.

Muito bem, eu já sei que Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e o correto sejam colocados em prática. Vou começar minha receita partindo daqui e vou adicionar uma VONTADE MUITO GRANDE de que eu prepare de fato um cidadão. Já tenho então dois ingredientes que não podem faltar.

No primeiro estágio da receita precisarei de saúde, para levar a receita até o fim, então colocarei nela CUIDADO PESSOAL, com minha alimentação, com meus hábitos diários saudáveis, ou seja, cuidarei da minha saúde física e mental.

Na segunda fase da receita, precisaremos de muita RESISTÊNCIA, para as noites em claro, PACIÊNCIA, para os choros aparentemente inexplicáveis E UM GOSTO (bem grande) POR CUIDAR DOS OUTROS. Ah! CARINHO é outro ingrediente que dá um toque especial à receita. Em boa quantidade, mas sem exageros. Lembrando que qualquer um pode preparar esta receita. Ainda neste período, estes ingredientes serão fundamentais para o sucesso dos primeiros resultados aparentes, como o andar, o falar, o descobrir... Do CIDADÃO que estamos preparando. Por isso, desde já precisaremos acrescentar a FIRMEZA e o TOM DE VOZ, que precisam de uma quantidade dosadíssima para que a receita fique boa. Numa escala de 0 a 10 eu uso a 9 de firmeza para 7 no tom de voz nas situações de maior ebulição do preparo. Poucas foram as vezes em que precisei usar 10 na escala para o tom de voz, mas é preciso estar atento para saber usar, caso seja necessário. Só quando a receita ameaçar desandar. Normalmente fico entre 7 em firmeza e 4 em tom de voz. A quantidade menor que essa ou invertida pode causar o caos. Se passar um pouco na escala não será tão nocivo quanto o contrário. Mas nada de exageros!

Na terceira etapa da receita, eu disse no começo que seria demorada, é fundamental o acréscimo de mais PACIÊNCIA e agora DISPOSIÇÃO MENTAL (para responder às perguntas sabiamente, para acompanhar a vida escolar, para saber a hora de dizer sim e dizer não), nunca se esqueça da CORAGEM desde já, até o fim do preparo, para dar as respostas necessárias, que nem sempre serão as que o cidadão que estamos fazendo quer ou nem as que nós queremos lhe dar . Ah! Não deixe de colocar ATENÇÃO, para olhar e ouvir tudo o que fazem e falam. Sem ela, tudo estaria perdido. Neste momento é fundamental também muita CRIATIVIDADE E BOM HUMOR, para inventar as coisas mais divertidas que terá um paladar e um aspecto inesquecíveis e para entender que é neste ponto que qualquer erro no preparo, ainda pode ser corrigido a tempo. Lembrem-se que o mau humor estraga qualquer receita e nem devemos prepará-la nestes momentos. Nestes casos, apague o fogo e vá descansar. Não demore muito, mas retome-a em melhores condições psicológicas. EMOÇÃO será muito bem vinda para fazer rir e chorar bastante. Se o pacote estiver fechado, rasque-o imediatamente e use toda que tiver. CANTE em voz alta com alegria e entusiasmo enquanto faz a receita. Acrescente DISCERNIMENTO na hora de escolher a BOA ESCOLA, indispensável. Não escolha pelo preço, mas sim pela estrutura física e emocional que oferece. Se por acaso não puder ser a melhor, terá de ser acrescentado o DOBRO DE ATENÇÃO e muita PARTICIPAÇÃO na mistura. Coloque o estoque que conseguir. OUÇA os sons que a mistura emana, pois eles dirão se o CIDADÃO está ficando bom. DISPENSE COISAS CARAS em todas as etapas, mesmo que esteja sobrando na despensa. Elas confundem os sabores e os valores. Sempre focando na QUALIDADE.

Na 4ª fase da receita, já não será preciso mais tanta resistência física, porque a mistura estará mais quieta, mas será necessário acrescentar DIÁLOGO e numa quantidade mais longa, mais esclarecedora, mais racional... E os sabores estarão mais acentuados, mais evidentes, mais intensos e todos os outros ingredientes terão ainda de ser acrescentados, o tempo todo, porque ainda haverá um risco, um pouco menor, de a mistura desandar. Neste ponto, está muito próximo de entrar no auge da ebulição. Se deixar de lado, o caldo entorna. Não tenha medo de mexer com energia, se você mexer com intensidade, ele não vai entornar. Muito pelo contrário. Se por acaso a fervura respingar, fale sem receio que queimou e que você não gostou da dor que sentiu. Isso alivia. Aliás, FALAR O QUE SENTE e PENSA DE VERDADE, com clareza, de bom ou ruim, sem intenção de manipular a receita, é uma energia muito positiva que ela recebe e o preparo fica mais gostoso. Os elogios recebidos depois serão verdadeiros também.
Neste momento a receita estará quase pronta e você precisará experimentá-la algumas vezes. CONFIE na dedicação que empenhou no seu preparo e deixe o CIDADÃO cozinhar sozinho. Mexa somente quando solicitado. Vá adicionando CONFIANÇA e CLAREZA em grandes quantidades. Estes são os toques finais da receita.

Ah! Esqueci de dizer, que durante todo o preparo, se alguém não gostar do aroma e fizer alguma crítica, não se abale, afinal, você está colocando ingredientes da melhor qualidade. Aguarde pacientemente o término da receita e quando estiver pronta, o sabor que você esperava, vai aparecer.