Caramba! Há quanto tempo não dedilho algumas teclas por aqui... Me perdoem! Parei para fazer muitas coisas e fiquei meio sem tempo, mas como sempre, continuo gostando de dividir dicas que dão toques especiais no meu dia-a-dia. Eu pesquiso, encontro e posto aqui pra vcs, combinado?
Hoje quero escrever sobre o valor que tem as receitas que levam o toque caseiro, de mãe, de vó, de tia, que deixa tudo mais gostoso até na lembrança. Vivo pesquisando e testando e aderindo a receitas que sejam fáceis e ao mesmo tempo saborosas. Meus filhos amam e valorizam muito também. As campeãs na minha casa, que já viraram tradição, são a pizza "profissa" que faço, só que bem mais gostosa, feita com carinho e a geléia de morango, que tem aqui no blog AQUI, que a galera AMA.
Outro dia decidi que eu mesma iria fabricar iogurtes e fiquei triste ao saber que aqui na cidade do Rio de Janeiro já não se encontra mais o leite pasteurizado, o famoso leite de saquinho, que é mais saudável e com mais nutrientes. O leite longa vida embora não estrague com facilidade enquanto fechado, passa por um processo de fervura há mais de 125 graus e por isso perde praticamente toda a parte orgânica. Encontrei uma opção de leite orgânico, o ideal, mas é bem caro para se consumir no dia-a-dia.
Mas dentre todos os males, sobretudo aqueles dos quais não poderemos fugir, evitando ao menos o processo de industrialização dos iogurtes, o que temos pra hoje?
Receita de Iogurte natural caseiro:
Ingredientes:
1 litro de leite, pode ser semi desnatado. Eu faço com integral.
1 copo iogurte natural, também pode ser semi-desnatado
2 colheres de sopa de leite em pó Ninho(opcional para dar mais consistência)
Modo de preparo: Colocar o leite para ferver até que tenha nas bordas uma leve espuma (em média 7 minutos). Apague o fogo e deixe esfriar até que ao enfiar o dedo limpo, não queime(aprox. 20 minutos).
Numa tigela limpíssima e seca, misturar o leite líquido com as colheres de leite em pó e mais o copo de iogurte até que fique homogêneo. Tampe bem e envolva o pote com uma toalha de mesa. Coloque dentro de um isopor ou dentro do forno. Deixe lá por aproximadamente 10 horas.
Após esse período a consistência estará firme e o iogurte pronto para o consumo.
Conservar na geladeira por até 3 dias.
Sugestões:
O produto pode ser batido com o soro no liquidificador e a consistência será mais líquida, não menos saborosa.
Se retirado apenas o conteúdo mais denso, a consistência ficará mais encorpada.
Pode ser batido com frutas in natura ou com caldas de doces. Batido com frutas congeladas, vira um frozen.