Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

domingo, 20 de março de 2011

SEJAMOS VERDADEIROS PAIS!

Por Alessandra Luiza
Amigos leitores,

Chegou a hora de mudarmos os questionamentos e atitudes a respeito da educação escolar dos nossos filhos. O país inteiro respira e discute novas políticas na educação que de fato transformem nossas crianças em verdadeiros potenciais para o futuro. Que bom que já descobriram o patrimônio nacional que elas representam. Que maravilha é saber que pessoas importantes, com grandes responsabilidades olham para elas como tesouros vivos. Sim, elas são! TODAS! Das mais pobres, às mais ricas, de todas as cores e origens. É dentro delas, em seus corações e mentes, onde estão os portais para o desenvolvimento futuro, que precisa ser o melhor possível. As suas novas idéias precisam ser ouvidas e bem direcionadas. Suas missões precisarão de coadjuvantes.
Nós somos parte importante da equipe de coadjuvantes de nossas crianças, sejam filhos, netos e todas aquelas que amamos. É uma tarefa séria e de muita responsabilidade, mas também pode ser muito gostosa se assim a enxergarmos.
Olhar os cadernos tem que ser um hábito DIÁRIO. Isso mesmo! Diário! somente assim poderemos saber como vai o aprendizado dos nossos queridos. O caderno mostra também como vão no seu desenvolvimento emocional. Criar métodos como estudar o capítulo seguinte para aqueles que tem facilidade e reprisar em casa os mesmos exercícios feitos em aula para aqueles que tem mais dificuldade, são táticas maravilhosas que eu implementei há muito tempo na minha casa. Esse método diário é melhor ainda para os responsáveis que trabalham fora. Não fica cansativo. E olha que tenho 2 em fase de alfabetização e os dois que já deixaram este período, hoje dão seus depoimentos. Trabalhar práticas antigas como: Cópia de tabuada, caligrafia, ditado relâmpago com as palavras escritas erradas por eles no caderno,etc. também trazem um resultado surpreendente. Vistar cada página do caderno avisa pra eles e para os professores de que passamos por ali. Importantíssimo para todos. Eles se sentem amados. Os professores empenhados por saberem que nossos filhos são bem acompanhados. Nós por sermos importantes de verdade. E tudo isto deve ser feito na primeira fase de alfabetização. Dá certo também começar um pouco mais tarde, mas acho que fica mais trabalhoso. O jovem não compreende muito isso quando não está acostumado. Se bem que os amigos dos meus filhos mais velhos brincam que são meus filhos. Mas o ideal é acompanhar desde cedo, quando começa a formação de valores. E acreditem: DEPOIS ELES VÃO SOZINHOS! É incrível!!!! E certamente replicarão estas atitudes com seus futuros filhos.
Não importa de que forma cada um possa contribuir, o importante é que valorizem mais este apoio do que "dar tudo do bom e do melhor" porque o bom e o melhor, são coisas muito relativas.
Se algo estiver errado, não hesitem e procurem a escola, pela consciência plena de estar fazendo a sua parte da melhor maneira que pode. Se a escola não resolver, procure os conselhos Regionais de Educação, se não der certo, escrevam emails para a Secretaria de educação. E se ainda assim não der, apele para o MEC. Esta é mais uma novidade do novo governo. NOSSA RECLAMAÇÃO TEM VOZ! É sério!!! Acabei de passar por uma experiência muito positiva em que obtive o mais absoluto sucesso com a SME (Secretaria Municipal de Educação). Eles querem a particpação da família, que é fundamental. Não é balela, é verdade mesmo! Mas seja firme e não desista! Quem tiver dúvidas, me escreva.
Educar é uma tarefa árdua porque demora um pouco para que o resultado apareça, mas ele vem. E é sólido, verdadeiro e rico, quando nos empenhamos!
Esta é mais uma experiência que compartilho carinhosamente com meus queridos amigos leitores.



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário