Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DICAS ÚTEIS

Por Alessandra Luiza
Acompanhar e cuidar com qualidade da vida escolar das crianças é uma tarefa que exige disposição e criatividade, não é mesmo?
Pensando nisto e aproveitando a minha dedicação diária a este assunto para compartilhar com vocês os sucessos obtidos com meus quatro filhos, um deles com um grau de TDA, sem hiperatividade, elaborei uma lista com alguns truques de que sempre lancei mão, inclusive quando eu trabalhava fora, que deram e dão super certo até hoje e que os professores elogiam e aprovam.
E quando a idéia não vem, é sempre bom recebermos informações de pessoas que vivenciam a mesma experiência que nós e que entende os nossos desafios, certo?


1-   Como estar sempre presente com eles na sala de aula: Sempre escrevi pequenas frases positivas no canto do cabeçalho, aquele espacinho antes do começo da margem, que eles nunca utilizam. Alguns professores cobravam quando viam uma página sem um recadinho. Sempre procurei falar sobre temas que tivessem haver com o comportamento deles em determinados momentos, intercalando com a lembrança de todo o meu amor por eles. Vejam alguns exemplos:
  • A mamãe ama você muitão!
  • Aprender é bom demais!
  • Preste atenção na aula!
  • Você é o meu amor!
  • Se tiver dúvida, pergunte!
  • Agente só aprende quando pratica!
  • Fale sempre a verdade!
  • Mamãe tem orgulho de você!
  • Sou feliz por você existir!
  • Amo aprender história!
  • Matemática ensina a pensar logicamente!
  • O conhecimento facilita a vida!
  • Agir corretamente é sempre o melhor caminho!
  • Estou feliz pelo seu empenho!
  • Ajude os seus colegas!
  • E por aí vai...


2 -    Vistar cada folha do caderno diariamente também é um recurso que nunca deixei de usar. Assim eles sabem que você está acompanhando e a escola também. E ler o conteúdo é muito importante porque você fica informado do que seu filho está aprendendo e além de aprender com ele, pode fazer-lhe perguntas, pra saber se está assimilando de verdade todo o conteúdo que está recebendo. Eles não somente gostam como amadurecem muito na disciplina e passam a sentir a necessidade de saber pra responder certo quando você perguntar de novo. Eu faço isso só de vez em quando.

3 -    Se a letra do seu filho, na fase da educação infantil, não está muito boa, não espere o professor reclamar. Compre você mesma um CADERNO DE CALIGRAFIA, aquele mesmo que agente usava na nossa época, que sempre deu tão certo, mas que agora agente não vê mais nenhuma escola adotar. Neste momento também é super válido utilizar frases positivas ou que passem alguma mensagem que você considere importante. Vale também escrever o alfabeto maiúsculo cursivo, que agente sempre tem dúvidas e eles também. Uma boa caligrafia os ajudará muito na vida adulta e eles não esquecerão desta sua contribuição.Ah! o importante é escrever frases afirmativas como: Concentrar-se na aula facilita o aprendizado, Vou observar o que a professora diz, Preciso exercitar a minha capacidade de pensar, a minha família me ama, Eu amo a minha família, Posso conversar baixinho após terminar o trabalho, etc. E procure evitar frases negativas como: Não devo, não posso, etc.

4 -    Quando eu recebo queixa do meu mais desatento, não tenho pena de o mandar escrever no caderno de caligrafia várias vezes: Vou para escola para aprender, vou para escola para aprender... 20 vezes, porque ele ainda é pequeno. Dá certo gente... Vocês nem imaginam o quanto! É melhor até do que cortar uma coisa que ele goste. Hoje ele é outra criança em comportamento em relação a uns dois anos atrás.

5 -   Existem hoje vários sites com jogos educativos on line, onde a criança aprende brincando. É uma ótima oportunidade pra criança iniciar o seu conhecimento tecnológico, que é tão importante e saudável, desde que seja bem utilizado. Vejam alguns links que utilizo com os meus pequenos:

Aprendendo a ver as horas



Aprendendo a conhecer o corpo humano e muitos outros bem interessantes e didáticos



Conhecendo os instrumentos musicais


Aprendendo Espanhol
Sempre que eu me lembrar de mais, voltarei e acrescentarei mais, ok!

Nenhum comentário:

Postar um comentário