Por Alessandra Luiza
Acho que um blog será pouco para descrever tantas situações que já vivenciei nesta minha trajetória terrena, contando apenas esta vida, se é que existiram outras...
Mas como não pretendo falar somente de amor, felicidade e beleza, mas também das coisas práticas do dia-a-dia, um assunto preciso compartilhar com vocês porque é de suma importância para a saúde de qualquer família: O planejamento das finanças.
Uma coisa é muito certa: Agente não aprende somente com os bons exemplos!
Se eu tivesse começado a minha vida com a cabeça que tenho hoje, não tenho dúvidas de que, financeiramente falando, eu seria o melhor deles! E olha que sempre me considerei regrada, disciplinada e organizada.
Para que meus leitores que estão começando a vida agora não precisem levar a "rasteira" que eu levei da vida, dou-lhes o seguinte conselho: Planejem-se!
Aos solteiros ou casados, saibam o que vocês querem fazer amanhã, semana que vem, no mês seguinte e nos próximos anos e trabalhem diariamente para descobrir como dar cada passo.
Executem uma coisa de cada vez e nunca façam algo de que não tenham certeza do que seja, qual a origem e comparem sempre com outras possibilidades.
Agente erra por fazer escolhas precipitadas. Geralmente são aquelas ilusórias, de caminho "aparentemente" mais fácil, que temos que optar sem pensar muito. Desconfiem do que é muito rápido. Não se enganem, pesquisem! Descubram se o que querem ou o que acham que é certo, de fato o é.
Isto não é tão difícil quanto parece. Aliás, não é nem um pouco difícil. Pelo contrário! É simples e prazeroso ter "as rédeas" da própria vida.
Não deixem que detenham o poder sobre a sua vida financeira. Tenha você mesmo! Ainda que seu companheiro possua esta habilidade, participe junto com ele. Saiba tanto quanto ele, afinal, o interesse tem que ser mútuo. Se seu companheiro não entende ou não quer entender, faça assim mesmo, você. Em algum momento ele vai entender o que você está querendo mostrar.
No mercado há inúmeras possibilidades disponíveis de você fazer o controle de suas finanças. Do manual ao mais tecnológico, como programas de fluxo de caixa. Nem precisa tanto!
Você somente precisa saber o que ganha e para aonde está indo o dinheiro, no que você está investindo. Este é o segredo das pessoas que deram certo. Independentemente do ramo de atividade, TODAS se planejaram e sabiam exatamente o fluxo do seu dinheiro. Para isto, até um caderno serve. Eu particularmente prefiro o Excell, onde montei uma planilha personalizada, de acordo com as minhas necessidades.
O importante é criar o hábito diário de fazer o seu caixa físico (dinheiro) eou corrente (banco).
As "plurimulheres", precisam saber administrar financeiramente a sua vida e a da família. Aquelas que querem ser completas, precisam desenvolver esta habilidade.
É uma questão de fazer a prática diária se tornar um hábito.
Sucesso a todas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário