Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 25 de junho de 2010

PLANEJANDO HOJE PENSANDO NO FUTURO

Por Alessandra Luiza
Acho que um blog será pouco para descrever tantas situações que já vivenciei nesta minha trajetória terrena, contando apenas esta vida, se é que existiram outras...
Mas como não pretendo falar somente de amor, felicidade e beleza, mas também das coisas práticas do dia-a-dia, um assunto preciso compartilhar com vocês porque é de suma importância para a saúde de qualquer família: O planejamento das finanças.
Uma coisa é muito certa: Agente não aprende somente com os bons exemplos!
Se eu tivesse começado a minha vida com a cabeça que tenho hoje, não tenho dúvidas de que, financeiramente falando, eu seria o melhor deles! E olha que sempre me considerei regrada, disciplinada e organizada.
Para que meus leitores que estão começando a vida agora não precisem levar a "rasteira" que eu levei da vida, dou-lhes o seguinte conselho: Planejem-se!
Aos solteiros ou casados, saibam o que vocês querem fazer amanhã, semana que vem, no mês seguinte e nos próximos anos e trabalhem diariamente para descobrir como dar cada passo.
Executem uma coisa de cada vez e nunca façam algo de que não tenham certeza do que seja, qual a origem e comparem sempre com outras possibilidades.
Agente erra por fazer escolhas precipitadas. Geralmente são aquelas ilusórias, de caminho "aparentemente" mais fácil, que temos que optar sem pensar muito. Desconfiem do que é muito rápido. Não se enganem, pesquisem! Descubram se o que querem ou o que acham que é certo, de fato o é.
Isto não é tão difícil quanto parece. Aliás, não é nem um pouco difícil. Pelo contrário! É simples e prazeroso ter "as rédeas" da própria vida.
Não deixem que detenham o poder sobre a sua vida financeira. Tenha você mesmo! Ainda que seu companheiro possua esta habilidade, participe junto com ele. Saiba tanto quanto ele, afinal, o interesse tem que ser mútuo. Se seu companheiro não entende ou não quer entender, faça assim mesmo, você. Em algum momento ele vai entender o que você está querendo mostrar.
No mercado há inúmeras possibilidades disponíveis de você fazer o controle de suas finanças. Do manual ao mais tecnológico, como programas de fluxo de caixa. Nem precisa tanto!
Você somente precisa saber o que ganha e para aonde está indo o dinheiro, no que você está investindo. Este é o segredo das pessoas que deram certo. Independentemente do ramo de atividade, TODAS se planejaram e sabiam exatamente o fluxo do seu dinheiro. Para isto, até um caderno serve. Eu particularmente prefiro o Excell, onde montei uma planilha personalizada, de acordo com as minhas necessidades.
O importante é criar o hábito diário de fazer o seu caixa físico (dinheiro) eou corrente (banco).
As "plurimulheres", precisam saber administrar financeiramente a sua vida e a da família. Aquelas que querem ser completas, precisam desenvolver esta habilidade.
É uma questão de fazer a prática diária se tornar um hábito.
Sucesso a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário