Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 25 de junho de 2010

RECEITA SAUDÁVEL E AFRODISÍACA

Por Alessandra Luiza
Caríssimos leitores, o funghi ou Shitake, estes cogumelos comestíveis e deliciosos, possuem propriedades medicinais que são conhecidas há muito tempo na milenar medicina oriental e são conhecidos como “elixir da vida” por suas qualidades no combate a inúmeras doenças. Tem efeito de longevidade e também é considerado um importante afrodisíaco. Muitas das propriedades encontradas como: vitaminas E, B, C e D, os sais minerais de cálcio, fósforo, ferro e potássio, foram comprovadas após muitos estudos de cientistas em todo o planeta, principalmente no Japão e Estados Unidos. Com as recentes pesquisas que comprovaram ser o funghi ou Shitake um regulador da taxa de colesterol no sangue e inibidor ao desenvolvimento de células cancerosas, ele combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias e outros fungos. É um alimento com funções fortificantes e restauradoras do organismo. Atualmente é recomendado para todas as doenças que envolvam diminuição das funções imunológicas. Ácidos graxos insaturados são essenciais na nossa dieta, enquanto os ácidos graxos saturados, que estão em grandes quantidades na gordura animal, podem ser prejudiciais à saúde. A constatação de que estes cogumelos comestíveis possuem grandes quantidades de ácidos graxos insaturados e alta porcentagem de ácido linoleico os caracterizam como um alimento saudável.

Vou dividir com vocês uma receita que "eu mesma" elaborei e que o pessoal na minha casa adora (até os pequenos) e que além de saborosíssima, é muito prática de fazer, saudável e um detalhe importante: AFRODISÌACA...

Aproveito as folhas que normalmente são descartadas, mas que também são muito nutritivas.

LAZANHA AO FUNGHI COM APROVEITAMENTO DE FOLHAS (as folhas são opcionais)

Ingredientes:
1 pacote de massa de lazanha
Folhas de brócolis ou couve flor
400 gr mussarela ralada

Ingredientes molho funghi
1 pacote de funghi desidratado
750 ml de água fria
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
3 dentes de alho amassados
1 cebola média ralada
1 galhinho de alecrim
Pimenta do reino a gosto
sal a gosto
250 ml de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:
Despeje o pacote de fungi em meio litro de água fria e deixe reidratar por 30 minutos (se preferir, substitua esta parte da água por vinho branco, mas o resultado com água também é divino!).
Retire os cogumelos da água (reserve o caldo que sobrou) e corte-os em pedacinhos pequenos.
Numa panela, refogue o alho no azeite até ficar ligeiramente dourado e acrescente a cebola e a manteiga. Após dourar, misture o funghi cortado e coloque o alecrim e os demais temperos e sal e refogue um pouco. Acrescente o caldo que sobrou na reidratação dos cogumelos, o leite com a farinha de trigo dissolvida e o restante da água (250 ml) e mexa sempre, até levantar fervura. Após o caldo engrossar, apague o fogo e acrescente o creme de leite.

Cozinhe as folhas cortadas em 2 dentes de alho amassados e 1 fio de azeite. (as folhas são opcionais)

Passe as folhas de lazanha ligeiramente em água fervente (mesmo as semi prontas).

Num refratário, coloque um pouco de molho e arrume uma camada de massa, coloque mais molho e o queijo, mais molho, uma camada de massa, molho e as folhas cozidas, queijo, depois intercale com molho, massa, molho, queijo... Até completar o recipiente ou acabarem os ingredientes. A última camada deve ser queijo.

Obs. Este molho serve de base para o arroz ao funghi ou mesmo para o macarrão. Fica Divino!

BOM APETITE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário