Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 14 de julho de 2010

ESTÍMULO MÚTUO

Por Alessandra Luiza
Queridíssimos leitores,
Já que este blog é meio que um diário de alguém que acredita ter idéias interessantes e benéficas, vou dividir com vocês mais uma atitude minha em reação a um desafio que preciso transpor: Minha filha de 13 anos precisa emagrecer e no momento não há possibilidade de praticar algum esporte, mas como uma mãe e plurimulher, preciso ajudá-la não somente com sua autoestima de hoje, que me parece boa, mas com seus hábitos futuros, que hoje não são tão bons assim, mas que serão fundamentais para o seu espírito. Eu também preciso de cuidar da minha saúde e dos meus hábitos, que embora eu não fume nunca e nem beba álcool com frequência, já passo dos 35, então devo praticar exercícios. Sendo assim, aproveitando para agradecer a Deus o local arborizado e grande em que moramos, permitindo que ele contribua positivamente para a saúde desta família, estimulando minha amada filha e também a mim a buscar cada vez mais a saúde mental e física e quem sabe até estimular outras famílias, que já nos admiram, a melhorar seus hábitos também, iniciamos ontem uma sequência de exercícios de alongamento e caminhada rápida dos quais faço questão de compartilhar diariamente com vocês nossas experiências. Vou relatar diariamente nossas emoções, desafios e tudo que permear o sucesso desta iniciativa. Só assim eu também me sentirei na obrigação de prosseguir e não desistir nunca, por mim e por vocês também.

Início: 13 07 2010 (Tirei todas as nossas medidas para acompanhamento)
Tempo: 25 minutos de alongamento e 25 de caminhada ininterrupta. Paramos a caminhada porque é o início e devemos ter cautela e seguir aumentando gradativamente o tempo e porque começou a chover muito. Amamos.
Ps.: No começo ela reclamou e achou que não fosse dar nenhum resultado, mas eu pedi apenas 1 mes. Depois do exercício ela demonstrou empolgação porque estava suando.
Depois conto o dia de hoje.

Anteontem (14/07) choveu muito, por isso não saímos pra caminhar, mas fizemos exercícios de alongamento com música em casa, o que para mim foi bastante estimulante, mas confesso que minha filha não estava nada empolgada. Pelo contrário! Estava mal humorada e fazendo os movimentos de qualquer jeito. Ô fase!!!! Mas não desisti e nem cedi à sua vontade de parar. Eu lhe falei sobre a importância de darmos prosseguimento à nossa proposta, para hoje e para amanhã. Assim é a vida. Se desistirmos sempre que o desânimo nos encontrar, não realizaremos nada de bom. Porque isso sempre acontece, em qualquer situação. Adorei este primeiro desafio, até porque estava tudo fácil demais.

Ontem (15/07) o tempo melhorou um pouco, pelo menos não estava chovendo. Escolhemos fazer sempre à noite, porque a resistência é maior. Fizemos em casa os alongamentos e aquecimento com música, o que é bem melhor e depois descemos para caminhar. Mais 15 voltas. Um total de 50 minutos de exercícios. Está bom pra caramba!!!! Ela aguentou firme, embora no final estivesse bastante cansada. Está empolgada de novo. Até meus pequenos quiseram participar também. Aqueceram direitinho e depois deram 5 voltas. O mais velho acompanhou só de longe.

Não vamos desistir! Na terça-feira que vem, nos mediremos novamente para acompanharmos a evolução do nosso empenho. A coisa mais difícil está sendo cuidar da nossa dieta. Da minha nem tanto, mas dela, principalmente! Mas não estou pegando pesado sobre isso agora. Só de ela estar praticando os exercícios, já estou bastante feliz!!!! Aos poucos ela vai entender mais, naturalmente!

Obrigada filha, por nos dar esta oportunidade!

Como chove!
Ontem (16 07), chovia muito na hora combinada, mas como estamos bastante empenhadas e NADA irá nos segurar, em casa mesmo fizemos os exercícios de alongamento, aeróbicos e depois DANCEI MUITOOOO!!!! Por mais de 1 hora ininterruptas, até ficar bem suada. Ela não quis acompanhar-me na dança porque estava cansada. Não me assusto porque sei que é assim mesmo! A resistência dela está excelente, fez 130 polichinelos e 100 abdominais. MARAVILHA para um começo!!!!

Recomeçamos hoje (23 07), tudo de novo! Juju ficou resfriada e sem ânimo durante a semana. Eu continuei fazendo exercícios em casa, pra não perder o ritmo. Mas à partir de hoje resolvemos mudar o horário das caminhadas, já que ela voltou às aulas. Agora vamos de manhã. Que delícia estava o dia hoje. Um solzinho gostoso com uma leve brisa... Fizemos 50 minutos ao todo. Ela está feliz porque não desistimos! Estou mais feliz ainda!

Segunda-feira (26 07), a semana se inicia e o nosso compromisso também. Que solzinho delicioso na face enquanto fazíamos os alongamentos. Com um ventinho suaaave movimentando levemente a nossa franja, calorzinho saudável... Um silêncio total de vozes e motores, apenas um festival de canto dos pássaros. Obrigada Querido Deus! Gente, eu compartilho isto com vocês porque a maioria dos moradores ao nosso redor não valorizam nada disso. É sério! Talvez eu descrevendo pareça exagero, mas acreditem, é assim mesmo! Agente muitas vezes tem coisas maravilhosas ao nosso alcance, mas precisamos abrir nossos canais para perceber. É comum ouvir pessoas reclamando da vida, falando dos problemas, sentindo tristeza, mas que não caminham em busca de uma saída. A solução sempre já existe e está ao nosso alcance, esperando apenas que nós a enxerguemos para utilizá-la. E é tão simples! Na sétima volta a Juju já queria parar, disse que estava cansada... Lembrei a ela sobre a nossa capacidade de superação que agente só sabe que tem quando lança mão dela. Dei-lhe o meu o braço como apoio e conseguimos fechar em quinze voltas (caminhada rápida). Maravilhoso! Parabéns filha e obrigada também! Eu continue e fechei em 20. Excelente decorrer de dia!

Esta é a nossa pista de corrida, que pouquíssimos utilizam. É ou não é um desperdício!?

27 07 - Finalmente conseguimos tirar todas as nossas medidas novamente hoje e o resultado foi mesmo surpreendente: Juju perdeu 6 cm de cintura, 2 cm de quadril, 2 cm de coxa, 4 cm de busto, 1 cm de braço e 1 de bochecha. É sério! Eu sabia que daria certo, mas foi mais do que imaginamos. São apenas 15 dias e alguns deles, pelo seu resfriado, ela não praticou. Está cantarolando a toa!!!! rsrsrs... E olha que antes de iniciarmos e nos medirmos, ela queria fazer somente os alongamentos... Eu disse a ela que a preguiça trabalha assim mesmo. Ela faz agente ficar imaginando a cena, em como vai ser difícil, que vai cansar, que vai doer, que a cama está mais gostosinha... É só agente não dar confiança pra estas sugestões erradas, criar uma rotina básica que facilite o início de um costume diário e ser forte, para não desistir. Vamos continuar por este caminho! Depois de hoje, nosso ESTÍMULO foi REDOBRADO!!!! Excelente terça-feira a todos os queridos leitores.




Saudosíssimos, me perdoem pela ausência, mas é que na quinta-feira passada coloquei a Juju de castigo do nosso relax porque estava praticamente impossível acordá-la. Caramba!!!! Estava virando um tormento e eu disse a ela que o objetivo não era fazer a coisa forçadamente. Ela disse que queria fazer e que estava gostando, mas que levantar às 07:50 para estar pronta às 08:00 estava difícil demais. Mas gente... Ela fica igual a uma pedra... rs! Não acorda mesmo! Até o irmão mais velho tentou. E ficava estressada quando agente tentava acorda-la. E o mais engraçado é que o novo horário quem sugeriu foi ela mesma e que caiu muito bem! Eu disse apenas o seguinte: Minha filha, tem que ser bom pra nós duas. Eu vou parar de me importar com você porque estamos criando uma crise entre nós por uma coisa boa. E isso brigando muito com ela, viu gente!!! Não pensem que foi fácil não! Mas eu sou carne de pescoço, só que também não quero forçá-la. Então eu decidi parar e iria parar mesmo! De verdade, afinal, já é difícil tomar a iniciativa, que muitas mães não tomariam e ainda ter que aguentar os caprichos de uma adolescente que nem é rebelde, graças a Deus, mas que às vezes gosta de contrariar? E quando estiver na idade de trabalhar, como é que fica. Mais uma vez adorei esta oportunidade de ensinar-lhe mais um passo da vida.
Na sexta-feira ela já não aguentando mais o gelo que eu dei, me ligou do celular na saída da escola e disse: Mãe! Volta a falar comigo, por favor!!!! Eu não quero parar de caminhar com você... Estou gostando. É só porque não gosto de acordar cedo.
Ai agente conversou e ela preferiu manter o horário da manhã, que é melhor pra ela e pra mim também devidos aos trabalhos de casa a noite dela e dos pequenos.
Este blog para mim está sendo uma verdadeira terapia, porque sempre que tenho que tomar uma medida, penso em vocês e na melhor saída que posso encontrar pra compartilha-la no nosso espaço.
Mais uma vez, obrigada, amigos leitores que me acompanham como seguidores ou anonimamente.

Hoje, segunda-feira, fizemos os alongamentos (20 minutos) e completamos as 15 voltas (25 minutos) de braços dados, mas passadas firmes e rápidas. Ficava me beijando e rindo... Só ela mesmo! rsrs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário