Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

COMO ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA NAS CRIANÇAS

Por Alessandra Luiza

Realmente a leitura é uma atividade fundamental na boa construção de um indivíduo por diversos fatores: Acesso ao conhecimento e informação, desenvolvimento da capacidade do auto-exercício de aprender, estimula a memória, proporciona maiores possibilidades de análises por outros ângulos, estimula a imaginação e criatividade pelo esforço que o cérebro desempenha ao produzir as imagens do que está sendo lido, melhora a auto-estima, introduz o leitor no magnífico mundo da literatura... E foi pensando em todos estes benefícios somado ao que tenho assistido em campanhas promovidas por todos os lados acerca do estímulo à prática da leitura que me senti estimuladíssima a estimular meus filhos nesta maravilha de uma forma que eu sempre sonhei fazer, mas que somente hoje consegui colocar em prática: Comprei num sebo virtual (o link está no meu site) um livro inesquecível que li quando eu tinha apenas 11 anos. Fiz um verdadeiro cartaz em casa com as crianças até a chegada do livro, que foi comemorada com festa de tanto que falei dele. O título do livro chama-se: A mina de ouro, de Maria José Dupré, da coleção cachorrinho samba. É uma aventura de 6 crianças e um cachorro que se perdem numa excursão. Uma literatura infanto-juvenil espetacular, com muito dinamismo e com diversas mensagens positivas como: Trabalho em equipe, união, amizade verdadeira, solidariedade, coragem, criatividade, valor reais e um monte de outros aprendizados muito interessantes e importantes para a formação de nossas crianças. Meus filhos menores ficaram tristes quando acabou a história, que li um pouco a cada dia para não ficar cansativo, em apenas quatro dias e que eles ouviram com atenção e ao mesmo tempo integração com o teatro que eu fiz. Já reiniciei o livro atendendo ao pedido animado deles. Quero levar esta prática para as outras crianças do meu condomínio e quem sabe iniciar uma atitude de incentivo coletivo? Porque não? Será bom para os meus filhos e para as outras crianças que também carecem de boas atitudes para fortalecerem a sua formação.

Espero que gostem desta iniciativa e que sintam-se estimulados a propagar de alguma maneira a maravilhosa prática da leitura para familiares e amigos.

Bom estímulo à leitura à todos!

Sebo Estante Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário