Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O CAPITALISMO E A CORRUPÇÃO

Por Alessandra Luiza

A minha visão de porquê o capitalismo interfere negativamente numa sociedade.

Porque desde que o homem começou a pensar, a classe capitalista (pensante) acredita haver uma diferença natural entre nobres e plebeus. A classe aristocrática (donos de terras, militares, a elite ) acha que nasceu para desfrutar, enquanto outros nasceram para servir, sem cogitar qualquer interesse social sobre os indivíduos de forma geral. Sendo assim, as pessoas que pensam desta maneira, seja em que área da política atuarem,  vão fadar os principais serviços públicos - que num pensamento humanitário deveriam ser destinados com qualidade a todos - permitindo que empresas privadas assumam o controle na prestação, cobrando a mais por isso, onde todos os corruptos ganham: O poder público, através dos impostos e as empresas privadas, prestando o mesmo serviço. Quem perde é a população que precisa trabalhar cada vez mais para ter um pouco mais de conforto e ser atendido decentemente.

Na saúde
Empresas privadas de seguros e planos de saúde, com objetivo de lucro,  se únem em cartéis formados entre políticos com interesses próprios, conselhos de medicina e farmácia. Dirigentes do serviço público de saúde (inclusive diretores de hospitais) manipulam a verba pública destinada à hospitais e medicamentos, não permitindo o repasse integral à população. Eles não tem o menor interesse em prestar uma saúde pública de qualidade. Com isso o serviço prestado fica cada vez mais degradado, faltam remédios, faltam profissionais ou estes não levam o funcionalismo público a sério, obrigando a população com um pouco mais de poder aquisitivo a contratarem um serviço privado. Veja a imensa roda corrupta, que envolve não somente políticos, mas pessoas comuns, como nós.

Na segurança
Empresas privadas de segurança e a indústria de equipamentos para este fim, coligam-se à políticos corruptos e à traficantes, liberando armas e drogas, para juntos incentivarem o crime nas cidades, espalhando o terror, atrapalhando o trabalho de segurança pública nos estados e consequentemente aumentando a venda e consumo de segurança privada.

Na educação
Durante anos o desenvolvimento intelectual humano foi sabotado pelo vil objetivo de emburrecer e alienar as pessoas, cerceando-lhes a capacidade de pensar, limitando o ensino de qualidade às escolas particulares, que por sua vez desprezara a formação cidadã, preocupando-se apenas com conteúdo vazio, sendo uma outra maneira de emburrecer a sociedade de classe mais alta e o pior: Pagando bem caro para isto.

Analisando tudo isto, que pode parecer óbvio para uns, mas que ainda é uma teoria da conspiração para outros, não nos resta mais a menor dúvida de que somente uma reforma política poderá fazer o nosso país realmente mudar. O capitalismo não cabe mais aqui dentro. Não o capitalismo selvagem que nos encurralou por tantos anos.

E é por isto que cada vez mais estão nascendo crianças com suas próprias idéias e projetos. Parecem até que já nasceram prontas e que já sabem bem a que vieram. Elas serão capazes de reformar a sociedade e erradicar de vez o pensamento coletivo robótico, a preguiça e a falta de disposição para mudar as coisas, diminuindo bastante a corrupção. Eu acredito nisto!

O nosso país é maravilhoso e nós merecemos TODOS disfrutarmos plenamente de todas as riquezas que ele nos oferece.

Se todos estiverem trabalhando, comendo, morando decentemente e falando a sua língua corretamente, isto não significa que estarão todos no mesmo patamar aquisitivo. Continuarão havendo pobres e ricos, mas sem a desigualdade social vivida hoje em nosso país.

Eu acredito que as coisas começaram a mudar e vou cobrar as mudanças, em exercício da minha cidadania.

E para o Brasil seguir mudando, eu voto 13, voto Dilma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário