Encontre aqui o que deseja

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Do que não podemos esquecer...

Palowa Mendes

Do que não podemos esquecer...

Amanheci com medo, um medo que há muito não sentia. Amanheci insegura, parei perto do quarto dos meus filhos e os observei dormir. Aí o medo aumentou. O medo e a insegurança pelo futuro de cada um deles, sentimento que não mais me perturbava, pois meus filhos vivem um momento que eu sonhei e lutei muito para que chegasse.


O Brasil que vivemos hoje, como eu, esqueceu-se que há 8 anos, 50 milhões pessoas passavam fome e que o presidente em quem votei, o presidente Lula, mostrou ao mundo que a fome era a grande mazela do nosso país, da América e da África. Para combatê-la, ele criou o Fome Zero e o Bolsa Família.


Nós brasileiros esquecemos que nossos jovens, sem esperança, saiam do país aos milhares em busca de sub-empregos, a maioria sem completar o ensino fundamental. Esquecemos também do desembrego que assolava o país e que milhões de brasileiros estavam na linha da miséria.


No Brasil de hoje, fica difícil imaginar que entregamos nossas riquezas a Vale do Rio Doce e tudo que ela representa: nossas minas de minério, nossos mapas de lençóis freáticos, nossas minas de diamantes, ouro...


Fica difícil imaginar que a Petrobras, hoje a maior empresa do setor do mundo, quase foi vendida, e teve até plataformas afundadas para demonstrar sua ineficiência e justificar sua entrega às multinacionais. E aí, o que seria do Pré-Sal descoberto pela estatal? Esquecemos que Furnas seria privatizada e não nos lembramos mais do Lago de Furnas quase seco e do apagão.


Quando vimos milhões de jovens acessando a Universidade através do PRO-UNI, meio milhão de médicos vindos dos morros, favelas, palafitas, esquecemos do sucateamento das Universidades Federais e do descaso com a pesquisa e com os professores. A academia estava deteriorada.


A crise mundial chegou. Quebrou o mundo, mas aqui o Lula e a Dilma Rousseff lançaram o PAC, asseguraram o emprego, mativeram a indústria aquecida, criaram o MINHA CASA, MINHA VIDA e a construção civil gerou imediatamente milhões de empregos diretos e indiretos.


No campo, nunca se colheu tanto. A agricultura familiar recebeu mais incentivos em 8 anos do que nos últimos 50, fixando o homem no campo.


Por tudo isso e muito mais, o medo de voltarmos ao Brasil do passado é que me acordou tão cedo. Não podemos deixar que voltem aqueles que só governam para uma minoria. José Serra e FHC são iguais, defendem os mesmos ideais.


Por isso, você, meu amigo e minha amiga, não deixe que isso aconteça.
Ajude-nos a continuar mudando o Brasil com DILMA PRESIDENTE.




Palowa Mendes é militante social, historiadora e estudante de direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário